terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dar e receber



Alguém me contou a história de um americano que precisou trabalhar aos treze anos para ajudar no sustento da casa.
Esse juntou um pequeno valor em dinheiro e comprou sua primeira enciclopédia de biografia americana.
Em seu tempo livre, este garoto lia sobre todos os grandes homens e mulheres de destaque daquele país, sabia tudo sobre eles, suas fantasias e seus maiores interesses.
Quando já não havia mais o que ler: começou a mandar cartas para essas pessoas. Primeiro ele as elogiava depois relatava sobre o interesse em saber mais sobre elas,
“sempre exaltava seus maiores dons”, ele nunca deixava passar em branco uma boa ação, uma homenagem recebida por aquele indivíduo em questão. O que as demais pessoas julgavam fúteis, ele sabia apreciar e por algum motivo desde pequeno ele sabia como agradar às outras pessoas.
Quando recebia algumas cartas, ele as lia e retornava com outra carta agradecendo pelo tempo gasto por aquele indivíduo e demonstrava um imenso empenho que tivera para conhecer a fundo suas histórias.
Certa vez, ele mandou uma carta para um general, perguntou sobre uma batalha em especial. Claro era uma batalha que o general tinha um enorme prazer em falar sobre ela; isso fez com que este general lhe convidasse para um almoço em sua casa, passou a noite toda falando sobre as guerras que havia participado.
Em questão de pouco tempo, aquele menino, um pouco mais velho, já tinha contato com as pessoas mais importantes dos Estados Unidos daquela época.
Depois de adulto, sempre que tinha oportunidade de viajar, constantemente ficava nas casas dessas pessoas como convidado.
Estes investiram naquele menino, sabiam da sua habilidade em ouvir e se importar com os interesses alheios.
Ele se tornou um dos mais importantes editores de revistas naquela época, simplesmente por dois motivos: ele sabia ouvir e se importava sinceramente com as histórias das pessoas.
Quando nos importamos com as pessoas elas sempre irão nos retribuir da mesma maneira.


PH SOUZA

0 comentários:

Quem Sou

Seguidores

No Facebook

Traduzir Blog

Arquivo do Blog

Compare preços